Menu
As casas em madeira têm sido uma opção popular para aqueles que buscam um estilo de vida mais sustentável e conectado à natureza.
No entanto, existem muitos mitos e equívocos em torno desse tipo de construção que podem levar pessoas a hesitar na escolha de uma casa em madeira. Neste artigo, vamos desvendar alguns desses mitos e revelar a verdade sobre esse ótimo sistema construtivo, explorando seus benefícios e desmistificando preocupações comuns.
Mito 1: Casas em madeira são mais propensas a incêndios
Um dos mitos mais comuns é que as casas em madeira são mais propensas a incêndios. Embora a madeira seja inflamável, as casas em madeira modernas são construídas com técnicas e materiais avançados que melhoram significativamente a resistência ao fogo. Por exemplo, muitas casas em madeira são projetadas com sistemas de sprinklers e pintadas com materiais retardantes de chamas, tornando-as tão seguras quanto casas de alvenaria em termos de resistência ao fogo.
“Na MADECASA o sistema elétrico vem protegido com disjuntores anti surto.”
Mito 2: Casas em madeira são menos duráveis
Outro mito comum é que as casas em madeira são menos duráveis e têm uma vida útil mais curta do que as casas de alvenaria. Na realidade, quando construídas e mantidas corretamente, as casas em madeira podem ser tão duráveis quanto qualquer outra construção. A durabilidade depende de vários fatores, como a qualidade da madeira utilizada, a manutenção regular e os cuidados adequados para prevenir problemas como cupins e deterioração. Com os devidos cuidados, uma casa em madeira pode durar várias gerações.
Mito 3: Casas em madeira são mais suscetíveis a pragas
Há uma crença de que as casas em madeira são mais propensas a infestações de pragas, como cupins e insetos. Embora a madeira tenha em sua composição a celulose, alimento natural de cupins e carunchos. Existem medidas preventivas e tratamentos disponíveis para proteger a casa contra pragas. Tratamentos químicos e tratamentos à base de calor são comumente utilizados para prevenir infestações. Além disso, a escolha de madeira resistente a pragas e a manutenção regular ajudam a evitar problemas comuns.
“O fato de uma madeira ter contato com um inseto xilófago não a torna irrecuperável.”
Mito 4: Casas em madeira são menos isoladas termicamente
Algumas pessoas acreditam que as casas em madeira são menos isoladas termicamente do que as casas de alvenaria, resultando em menor eficiência energética e maior consumo de energia. No entanto, a madeira possui excelentes propriedades isolantes e pode proporcionar um ambiente tão confortável quanto qualquer outra construção. Além disso, as casas em madeira são frequentemente projetadas com isolamento adicional, como revestimentos externos e isolamento nos telhados e pisos, garantindo um alto desempenho energético.
“Lembrem-se dos cabos das panelas, se não fossem eles, seria impossível no passado manejá-las na brasa dos antigos fogões a lenha.”
Mito 5: Casas em madeira requerem mais manutenção
Algumas pessoas têm a percepção de que as casas em madeira exigem mais manutenção do que as casas tradicionais de alvenaria, mas requer os mesmos cuidados. Da mesma forma que você precisa pintar uma parede quando ela descasca com o tempo.
Isso não acontece em pouco tempo e após os primeiros anos de uso e a degradação natural da pintura e dependendo desse tipo de acabamento e exposição em relação ao sol você vai perceber o nível de desgaste. Alguns pontos que influenciam este desgaste:
- Qualidade da Madeira Utilizada
- Tipo de Madeira Utilizada
- Como Foi Utilizado (Modo de Uso)
- Clima e Tempo (Onde está localizado a casa)
É muito importante encontrar uma empresa que te dê garantia e tenha madeiras de qualidade a oferecer.
Precisa de ajuda com a sua construção ou seu projeto de casa de madeira? Entre em contato e fale com a nossa equipe especializada em Construir casas de madeira nós podemos te ajudar a realizar esse sonho. Telefone (31) 98920-1655.